cropped-cropped-logo-omar-face-tv-1.png

Categoria:

Especialista Íkaro Cury se torna referência em avaliação e compra de joias e metais preciosos

Quando se fala em avaliação, compra e penhor de joias e metais preciosos, o nome referenciado por muitos é o do especialista Íkaro Cury. Dono da Cury Comex, antiga Cury Joalheria, que está no mercado desde 2011, o profissional diz que a paixão por esse mercado iniciou ainda bem cedo.

Vindo de Natal, no Rio Grande do Norte, Cury mora atualmente em São Paulo, onde fica o escritório da sua empresa. Dentista por formação, o especialista conta que é apaixonado por metais e pedras desde antes do início da faculdade.

“Na minha família, tínhamos algumas joias passadas de geração a geração. Nunca nos desfazíamos dessas peças. Isso me chamava atenção: ‘quanto uma joia pode ter significado…’. Porém, curiosamente, ingressei nesse negócio quando precisei me desfazer de algumas joias que tinha, por dificuldade financeira, após o falecimento da minha avó.
A partir daí, acabei me tornando uma referência entre amigos quanto à compra e venda de peças de ouro. Foi assim que surgiu a Cury Joalheria, há 11 anos”, relata Íkaro.

Em constante ponte aérea entre Natal e São Paulo, por ainda manter negócios na cidade litorânea, Íkaro diz, em entrevista, que, com a pandemia, o seu negócio tomou rumos diferentes, em razão da valorização do ouro.

“Mudamos e ampliamos a estratégia de mercado. A Cury Joalheria passou a ser Cury Comex, voltada para exportação do metal, mas também fortemente vinculada à compra e venda de peças de alta joalheria”, explica o empresário.

A empresa tem como objetivo oferecer aos clientes os serviços mais avançados e precisos de avaliação disponíveis. Maior negociante de Penhor de Joias da Caixa Econômica Federal, a Cury Comex ajuda centenas de pessoas a obterem lucro na venda das suas joias penhoradas.

Ao longo dos anos, Íkaro desenvolveu o conhecimento e as habilidades para fazer avaliações imparciais, valorizando cada peça, o que rapidamente o tornou referência no setor, tendo a honra de possuir uma clientela que inclui os principais artistas da música e famílias tradicionais do país, como diz o site oficial da empresa.

Durante a pandemia, em especial em 2021, surpreendentemente o mercado de joias acumulou alta de 20% na receita e as importações subiram 5%.

Cury explica que esses dados são decorrentes do consumidor que, impossibilitado de realizar viagens devido às restrições sanitárias, gastou menos em turismo, e, com isso, sobrou dinheiro para a compra de bens de alta joalheria. “Afinal, sabemos que joias não perdem valor e não saem de moda na temporada seguinte”.

Por outro lado, o público que sofreu financeiramente com a pandemia, encontrou em empresas como a Cury Comex a oportunidade de conseguir dinheiro vendendo joias.
“Atendemos muitas pessoas que, diante da nossa avaliação justa sobre seu ouro, nos fizeram não uma, mas algumas vendas de joias que já não lhe serviam mais por estarem danificadas. Senti claramente gratidão por este serviço, em alguns destes casos”, relata Íkaro.

Outro comportamento durante esse período foi a valorização do ouro no mercado como um todo, considerando se tratar de uma commodity. Como explica Cury, os preços para exportação se tornaram muito atraentes. “Então, preciso dizer que não sofremos sérios impactos com a desaceleração do mercado global nestes últimos anos de pandemia”, divide o especialista.

Sobre o mercado de joias e metais preciosos, Íkaro diz que tem um mercado aquecido, com bastante entrada de metal bruto, assim como caprichosas joias, ou seja, com muita movimentação.

“Nossa previsão para a pós-pandemia vem se concretizando em vendas na alta joalheria e em bom volume de exportação”, comemora Cury.

Sobre os planos para o futuro da empresa, Íkaro anuncia: “Estamos inclusive ampliando os espaços físicos e com planos de expandir para outras cidades do Nordeste, Sudeste e Centro-oeste. Identificamos boas praças em capitais Brasil afora e estamos focados em seguir por novos endereços”, finaliza.

Compartilhe na redes sociais

Artigos Relacionados