cropped-cropped-logo-omar-face-tv-1.png

Categoria:

Felipe Cassola aponta qual a importância do vendedor para os negócios

Muitas vezes quando falamos em empreendedorismo e negócios, é comum falar sobre executivos, gerentes, franqueados, proprietários e afins. Contudo, para além dessas importantes posições, existe uma função que é indispensável para o sucesso de qualquer empresa: o vendedor.

O empreendedor Felipe Cassola, empresário do ramo de construção civil há mais de 10 anos e criador da página Além do CNPJ, ressalta a importância desses profissionais. “Mais do que a venda, estes profissionais representam sua empresa. São eles que levam ao mercado a cultura do seu negócio de forma pessoalizada, estreitam relacionamento com o cliente, possuem o cuidado do pós-venda e claro, te fazem aumentar faturamento.”

Desafios

Felipe Cassola também aponta os principais desafios associados a essa profissão “Somente quem já trabalhou com vendas sabe o quão árduo é trabalhar diretamente com pessoas. É preciso mais do que vontade para vendas, mas muita preparação. Eu sempre digo que vendas é técnica, não é dom. Vender se aprende! Por isso, quando você tem uma equipe de vendas bem instruída, estruturada e preparada para o serviço, tudo na sua empresa pode mudar, principalmente os objetivos, visibilidade e sucesso no mercado.”

Atribuições

Segundo Cassola, todo bom vendedor deve atender a alguns critérios e se responsabilizar por tarefas e atribuições bem definidas na empresa. “Entre as principais atribuições está ser responsáveis pelo atendimento ao cliente, oferecer total suporte caso estejam com dúvidas e acompanhar todo a jornada de compra. Vender não é simplesmente tirar pedido, e sim consultar, ajudar o cliente a escolher o melhor PARA ELE, assim ganham a confiança e então fidelizam.”

Resultados

Uma equipe de vendas coesa gera resultados que estimulam o crescimento e propiciam um ambiente corporativo próspero, para isso, é responsabilidade do empreendedor em garantir uma cultura vendedora.

“Vendedores precisam aumentar as vendas da empresa. O que mais vejo é empreendedor contratando vendedor e no fim o resultado da empresa se mantém, isso é improdutivo, ineficiente e muito perigoso, pois além de custar mais, gera uma péssima cultura comercial de não ter comprometimento com metas. Para isso, direta ou indiretamente atuando na gestão do time, é papel do empreendedor imprimir essa cultura. Um bom e atualizado CRM, métricas comerciais, alinhamentos frequentes em reuniões semanais de bate papo, treinamentos, feedbacks individuais, estudos de benchmarkings e muito respaldo comercial aos vendedores é obrigatório, e sem fazê-lo não se pode culpar os vendedores pela falta do resultado, o erro certamente está na gestão”, conclui Felipe.

Compartilhe na redes sociais

Artigos Relacionados