Foto: Arquivo pessoal
Ao longo de décadas, a tatuagem esteve na pele de pessoas que optam por cravar com ‘’letras de fogo’’ a história de um momento que transcenderá e nunca cairá no esquecimento. Já nos dias de hoje, a cultura da tatoo é bem abrangente e acompanha os mais variados estilos para todos os gostos. Num passado bem remoto no Brasil, o ramo era predominantemente dominado pelos homens.
Foto: Arquivo pessoal
Nos dias atuais, o mundo feminino, se vê representado por várias pessoas muito capacitadas e qualificadas que exercem profissionalmente a função de tatuadoras. Este é o exemplo da carioca Angel da Costa Araújo de 37 anos, codinome Angel Grace que vive atualmente na Inglaterra há 17 anos e é o maior nome da arte Lettering da atualidade.
Foto: Arquivo pessoal
Angel iniciou a carreira ainda na adolescência, aos dezesseis anos de idade em Cabo Frio, Rio de Janeiro, quando foi incentivada por uma tia, a fazer tatuagem de henna. Aos vinte, decidiu deixar para trás a faculdade de Turismo e almejar novos horizontes com novos desafios e o país escolhido foi a Inglaterra.
Não foi uma decisão muito fácil, pois, a artista chegando ao destino, passou por várias apuros que a maioria dos imigrantes enfrentavam e ainda enfrentam quando chegam em terras tão distantes para realizar um sonho. As dificuldades eram grandes para Angel no país desconhecido, todavia, ela estava muito decidida e determinada a batalhar para conquistar um espaço merecido.
De imediato, a maior barreira que Angel encontrou foi a problemática do idioma; além de estar sozinha, a jovem não falava uma palavra em inglês.
”Eu passei por muita dificuldade aqui. Não só financeira, mas o lado emocional, e sem falar na distância da família. Mas eu acreditei que tudo aquilo passaria logo e dias melhores viriam. Assim foi e está sendo, portanto, eu só tenho a agradecer Deus por tudo isso na minha vida,” relata ela.
O esforço de Angel foi muito grande para adquirir conhecimento e dominar a linguagem, entretanto, ela não se deixou abater e foi à luta. Sondou o mercado e percebeu que não haviam profissionais mulheres no ramo da tatoo.
Foto: Arquivo pessoal
A ”mina de ouro” estava descoberta para a destemida jovem artista tatuadora. Especializou-se no estilo Lettering, uma técnica que consiste em desenhar as letras e mensagens que simplesmente se transformam numa obra de arte. Cada letra de uma frase ou citação funciona como uma ilustração. Essa forma de arte tem conquistado adeptos mundo afora.
Foto: Arquivo pessoal
Evandro Luigi, que é um brasileiro de sucesso e bem conhecido na Europa, já tem estampada na pele a tatuagem feita por Angel Grace. ”Foi a melhor experiência que já vivi até hoje na vida. Sempre tive vontade de fazer uma tatuagem, só me faltava coragem. Depois que conheci a arte da Angel, que é uma artista renomada e uma profissional extremamente competente, senti muita segurança e resolvi fazer. Essa é a primeira de muitas. Quero fazer uma bem grande nas minhas costas”, disse.
Foto: Arquivo pessoal
Angel Grace também é especialista na arte do Graffite. Ela desenvolveu a arte de fazer pinturas e desenhos em muros públicos. São verdadeiras inspirações de obras de arte. Não é simplesmente uma pichação, mas sim uma expressão artística que desperta nas pessoas a fantasia e o contexto Antropofágico de entender os assuntos da sociedade e seu trabalho.
Foto: Arquivo pessoal
Este ano de 2022, Angel está convidada para entrega de várias premiações nas convenções de Londres, Roma e Nova Iorque. Foi indicada ao British Award 2022 segundo lugar como melhor tatuadora. Angel Grace é a primeira mulher brasileira a despontar e ter reconhecimento global no estilo de Lettering (letras – caligrafia) e Graffite.