cropped-cropped-logo-omar-face-tv-1.png

Categoria:

Referência quando se trata do assunto, Dr. Marcus Marcel tira dúvidas sobre a abdominoplastia

A Abdominoplastia é uma cirurgia de caráter estético e reparador que tem como objetivo remodelar a zona do abdômen, eliminar cicatrizes, estrias e flacidez.

Para esclarecer todas as dúvidas sobre o procedimento, o Dr. Marcus Marcel, Cirurgião Plástico (CRM BA 23837 RQE 14538) aborda os principais pontos sobre a Abdominoplastia, revelando alguns segredos e desmitificando tabus. Confira:

O que de fato é a Abdominoplastia e qual a diferença para a Lipoaspiração Convencional?

A Abdominoplastia é uma cirurgia que pretende melhorar o aspecto do abdômen, tornando-o mais reto, firme e bonito, além proporcionar um contorno corporal mais acentuado. Isto se dá através da eliminação do excesso de pele e de tecido adiposo da zona inferior do abdômen, podendo também corrigir o afastamento dos músculos retoabdominais e devolver-lhes tonicidade. Logo, o procedimento não tem como objetivo a redução de peso e sim do volume abdominal. Por isso, a abdominoplastia é recomendada quando há o acúmulo de pele e flacidez na barriga.

Já a Lipoaspiração Convencional (diferente da Lipo HD) é o procedimento indicado para eliminar a gordura localizada, que pode ser encontrada em diferentes locais do corpo, como barriga, flancos, costas, coxas e braços. A remoção da gordura localizada é feita através de cânulas de sucção que são inseridas por meio de pequenas incisões até o tecido adiposo. Ao chegar nesse local, um sistema de vácuo aspira a gordura da região.

A quem se destina?

A Abdominoplastia destina-se a quem tenha a zona abdominal alterada, como pessoas que tenham perdido muito peso (homens e mulheres) e principalmente mulheres após a gestação.

Quais são as contraindicações?

Esta cirurgia não está indicada em casos de obesidade, pois não provoca a perda de peso e trata-se de um procedimento complementar a um processo de emagrecimento.

Embora não seja impeditivo, a Abdominoplastia também não é recomendada a mulheres que planejam uma gravidez futura, porque as mudanças corporais associadas à gravidez comprometerão os resultados da cirurgia.

Contudo, todas as situações requerem uma avaliação individualizada por parte do cirurgião plástico. É muito importante que o paciente esclareça todas as dúvidas na primeira consulta e fique a par de todos os cuidados que deverá ter nos períodos pré e pós-operatório.

Resultados da Abdominoplastia?

Embora os primeiros resultados sejam visíveis no pós-operatório imediato, o resultado final implica que se aguarde a partir de 6 a 18 meses. A duração dos resultados dependerá muito do estilo de vida que o paciente vai ter. Se este mantiver uma dieta equilibrada, a par da prática de exercício físico regular, os resultados poderão eventualmente ser permanentes. Já a perda ou ganho de peso súbito podem comprometê-los. Em todo o caso, o mais importante é seguir à risca as recomendações do seu médico cirurgião, para reduzir a probabilidade de complicações e alcançar uma recuperação rápida.

Regresso à rotina habitual?

Em média, 20-30 dias após a cirurgia é possível retomar a rotina habitual – embora sem fazer grandes esforços físicos. Para retomar a prática de exercício físico, o paciente deverá esperar no mínimo 30 dias: caminhadas longas, esteira, bicicleta (academia), exercícios membros inferiores e 90 dias para exercícios abdominais.

Compartilhe na redes sociais

Artigos Relacionados