Coworking é um conceito introduzido no ano de 2005. Desde então, tornou-se um fenômeno global e continua evoluindo de acordo com as mudanças nos estilos de trabalho das pessoas.
Coworking é quando pessoas de várias carreiras usam espaços comuns para trabalhar em diferentes projetos individualmente ou em grupo.
No entanto, não se trata apenas de compartilhar a infraestrutura, mas também de pertencer a uma comunidade.
Segundo o Google, coworking é “o uso de um escritório ou outro ambiente de trabalho por pessoas que trabalham por conta própria ou trabalham para diferentes empregadores, geralmente para compartilhar equipamentos, ideias e conhecimento”.
Os espaços de coworking proporcionam um ambiente colaborativo e encorajador para os indivíduos. A melhor parte?
Oferece vários benefícios e facilidades como Wi-Fi, cabines telefônicas, serviços de impressão, academia no local, espaços para eventos e lounges, áreas de jogos e muito mais.
Esses benefícios são oferecidos para mantê-lo motivado e aumentar sua produtividade, resultando no crescimento do seu negócio.
Você sabia que Kevin Systrom e Mike Krieger desenvolveram o aplicativo Instagram em um espaço de coworking em apenas oito semanas?
Talvez você possa dar asas às suas ideias assim como esses dois magnatas dos negócios, o que dizer?
Coworking está começando a parecer uma boa ideia, certo? Bem, continue a ler para descobrir como é melhor do que um escritório tradicional.
Escritórios Tradicionais x Espaços de Coworking
Tanto os escritórios tradicionais quanto os espaços de coworking e os endereços fiscais têm seus próprios prós e contras. No entanto, existem diferenças consideráveis entre estes espaços de trabalho, algumas das quais incluem:
A despesa varia muito
Em escritórios tradicionais, custa-lhe mais dinheiro e esforço. Desde segurança e manutenção, papelaria e cafetaria até estacionamento e arrendamento, é da sua responsabilidade alocar recursos para o cumprimento e gestão destas funcionalidades.
No entanto, os espaços de coworking para alugar são muito mais acessíveis em custo e esforço. Tudo o que você precisa observar é o custo total de um escritório particular ou uma mesa dedicada, as outras instalações integradas seguirão.
Desde uma cafeteira abastecida até a entrega de pacotes diretamente em sua mesa, você obtém tudo o que deseja.
O pensamento criativo por trás dos designs
Qual é o primeiro pensamento que vem à mente quando você pensa em uma configuração de escritório tradicional?
Provavelmente espaços mal iluminados e cubículos atarracados. Esses layouts monótonos são projetados para acomodar o maior número possível de funcionários. Embora isso possa não ser verdade para todos os escritórios, estes são o emblema dos espaços de escritório convencionais.–
Por outro lado, os escritórios de coworking são construídos para aumentar a criatividade e a produtividade. Quão? Fornecendo a você um ambiente criativo e orientado a propósitos. De designs vibrantes e salpicos de cores a móveis confortáveis e janelas salientes, tudo em um espaço compartilhado é projetado para promover energia, produtividade e criatividade.
A Diferença na Comunidade e no Meio Ambiente com o Coworking
Os locais de trabalho tradicionais criam barreiras às oportunidades de networking. Os cubículos fixos desencorajam o fluxo de comunicação dentro da empresa.
Mesmo que você trabalhe em rede com outros funcionários, isso se limita principalmente ao mesmo escritório ou ao mesmo setor.
Em oposição a isso, os escritórios de coworking que oferecem endereço fiscais para empresas superam os escritórios tradicionais em termos de rede e comunidade.
As áreas compartilhadas oferecem a oportunidade de conhecer pessoas com diversas origens. Variando de um advogado e arquiteto a um médico e artista, você pode construir uma comunidade de pessoas afins.
Visite: Coworking Ribeirão Preto