cropped-cropped-logo-omar-face-tv-1.png

Categoria:

Especialista em rinoplastia, Dr. Renato Bittar, orienta sobre os cuidados para a cirurgia

Segundo dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica, a rinoplastia desbancou a lipoaspiração como a cirurgia estética mais realizada no decorrer do ano de 2020, alcançando mais que o dobro se comparada à lipoaspiração no Brasil, na esteira de famosos adeptos ao procedimento, como Kevinho e MC Rebecca.

Contudo, embora o procedimento estético cirúrgico esteja em alta, é preciso tomar cuidados antes e depois de optar por realizar a rinoplastia. O Dr. Renato Bittar, otorrinolaringologista especialista em rinoplastia, membro titular da Associação Brasileira de Cirurgia Plástica da Face (ABCPF) e mestre pela UNIFESP-EPM, aponta quais são os cuidados a ter no que diz respeito ao pré e ao pós operatório. Confira:

Pre operatório

Segundo o otorrinolaringologista, o tempo antes da cirurgia requer alguns cuidados especiais para que tudo corra como planejado. “Entre esses cuidados, é fundamental você conversar bem com o seu médico, esclarecer todas as dúvidas e informá-lo de questões importantes como medicações de uso, cigarro, procedimentos realizados previamente como aplicações de preenchedores no nariz e eventuais cirurgias estéticas ou funcionais nasais.”

O dia antes da cirurgia

O Dr. Renato Bittar também ressalta a importância das rotinas na véspera da cirurgia. “Um dia antes de passar pelo procedimento, você deve fazer uma alimentação habitual, até as 22h ou meia-noite (a depender do horário da cirurgia), e depois disso, iniciar o jejum. É fundamental realizar um jejum pra água e todos alimentos, de pelo menos oito horas, antes de fazer a cirurgia. Esqueça os cremes, maquiagem, e esmalte nas unhas. Evite os creme hidratantes e até mesmo protetor solar antes da internação. Serão retirados todos os brincos e piercings”, revela.

Pós operatório

O médico alerta que, depois de passar pela cirurgia, é necessário evitar:
* Exposição ao sol;
* Esforço;
* Abaixar a cabeça;
* Manipulação;
* Dormir de lado;
* Utilizar óculos

O especialista também pontua que os procedimentos cirúrgicos realizados na área nasofacial são de recuperação mais complexa. Por isso, deve-se ter atenção e seguir estritamente as recomendações da equipe médica no pós operatório. “As atividades físicas só devem ser retomadas após 30 dias. E, por fim, você deve fazer a higienização correta, delicada, com soro fisiológico e preservar ao máximo o curativo modelador, realizado ao término da cirurgia, e após sua retirada, seguimento com as microporagens conforme orientação médica”, conclui.

Compartilhe na redes sociais

Artigos Relacionados