Categoria:

Aumento de leitos é política mais certeira

Rodrigo_Felipe_divulgação_You_Saúde_(2)

          Aumento de leitos é política mais certeira para combate à Covid, diz presidente do Grupo First

O aumento do número de casos de Covid-19 no Espírito Santo desde o fim de agosto, sobretudo na Grande Vitória, fez acender o sinal de alerta das autoridades sanitárias do Estado, ao mesmo tempo em que desperta a preocupação quanto à quantidade de leitos disponíveis para atender à crescente demanda.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) começou a trabalhar com uma reserva maior de leitos destinados exclusivamente a pacientes com a doença do que se previa inicialmente para setembro. No entanto, o presidente do Grupo First e idealizador da operadora de planos de saúde You Saúde, Rodrigo Felipe, alerta para o risco de a medida não ser suficiente para atender aos casos.

“Precisamos considerar que já existe uma demanda recorrente por leitos de UTI que independe da pandemia, e que a reserva de unidades a pacientes de Covid-19 comprime a demanda geral. Em outras palavras, o problema não necessariamente vai ser sanado, mas substituído. E isso pode representar um perigo para a realidade sanitária do Estado”, explica o executivo.

Segundo a Sesa, havia inicialmente reservados para setembro 150 leitos de UTI para pacientes com Covid-19. Mas, diante do aumento de novos casos por dia, que atingiu a média de 11 a 18 pessoas, a reserva de leitos saltou para 300.

A You Saúde chegou a fazer o alerta também em Minas Gerais antes do pico de casos de Covid-19 deflagrados entre abril e maio. Para Rodrigo Felipe, é necessário um ajuste na política de combate à doença. “Entendo as dificuldades dos estados em solucionar o caos na saúde, mas é preciso atacar o problema sem fechar os olhos às outras enfermidades. A reserva de UTIs pode representar um colapso na saúde se outras demandas persistirem. É necessário aumentar a quantidade de leitos, e não administrar somente os que já existem”, adverte.

Compartilhe na redes sociais

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest

Artigos Relacionados

paty

Advogada previdenciária Patrícia Evangelista

           Advogada previdenciária Patrícia Evangelista analisa reformas previdenciárias realizadas pelos municípios brasileiros Os municípios brasileiros estão aprovando uma série de mudanças nas regras previdenciárias. As alterações

Leia mais »