“Próximos passos do TMRJ e da cultura Fluminense”

“Próximos passos do TMRJ e da cultura Fluminense”. O Theatro Municipal Palco Livre, Instituto Cultural Vale e Petrobras apresentam “Próximos passos do TMRJ e da cultura Fluminense” com Danielle Barros, Clara Paulino e Gustavo Durán

No mês em que o Theatro Municipal do Rio de Janeiro completa 112 anos de vida, o Theatro Municipal Palco Livre apresenta uma série de lives especiais, toda quinta-feira, às 19h. Personalidades marcantes já participaram desta festa como a maestrina assistente da Orquestra Sinfônica do TMRJ, Priscila Bomfim, a diretora cênica Julianna Santos, a soprano Ludmila Bauerfeldt, a mezzo-soprano Luísa Francesconi, a primeira bailarina do Theatro Municipal, Nora Esteves, Dalal Achcar, que dedicou trinta anos ao TMRJ, a Coordenadora do Centro de Documentação do Theatro Municipal do Rio de Janeiro (CEDOC), Laura Ghelman, a Chefe do Serviço de Arquitetura e Conservação da Fundação Teatro Municipal, Marisa Assumpção, a educadora do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e a Diana Magalhães.

Na próxima quinta-feira, dia 22 de julho, duas mulheres importantes da cultura do Rio de Janeiro estarão participando da live “Próximos passos do TMRJ e da cultura Fluminense”: Danielle Barros, Secretária de Estado e Cultura e Economia Criativa e Clara Paulino, Presidente da Fundação Teatro Municipal. Elas vão falar sobre as ações do TMRJ e da SECEC durante a pandemia, fazendo um balanço dos últimos meses e das atividades promovidas, como apresentações on-line e a Lei Aldir Blanc. Também será apresentado ao público o processo de reabertura gradual e segura  e os próximos planos para o setor. Como mediador, Gustavo Durán, Chefe de Imprensa do TMRJ.A transmissão ao vivo começa a partir das 19h, no https://www.facebook.com/theatro.municipal.3

 

“Próximos passos do TMRJ e da cultura Fluminense”
Crédito da foto: Fred Pontes Sececrj

“Próximos passos do TMRJ e da cultura Fluminense”

Sobre Danielle Barros

Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro. Funcionária de carreira da educação do município do Rio de Janeiro, Danielle Barros é professora e atuou em todo estado do Rio como Delegada Federal de Desenvolvimento Agrário, conhecendo todos os 92 municípios e suas particularidades. Apaixonada por toda cultura fluminense e seus museus, quilombos, festivais e artes, está há seis meses na função de Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa com a missão de redemocratizar o acesso à cultura, dando oportunidade para todos acompanharem peças, teatros, filmes e demais movimentos artísticos e aumentando a geração de emprego e renda com uma economia criativa e pulsante em todos os municípios.

“Próximos passos do TMRJ e da cultura Fluminense”
Crédito da foto: Lipe Portinho

Sobre Clara Paulino

Formada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, possui experiência na área de Patrimônio Cultural e Museus, exerceu entre 2008 – 2012 a função de Assessora de Patrimônio Cultural e Projetos da Fundação Municipal de Cultura e Lazer de Quissamã, desenvolvendo trabalhos voltados para inventariação e preservação do patrimônio móvel e integrado, material e imaterial existente no Município, realizando desde pesquisa e elaboração de projetos de conservação de bens móveis, salvaguarda e restauro arquitetônico, até a fiscalização de obras de arquitetura, adequação de espaços, para seu museu como equipamento cultural.

Neste mesmo período acumulou a função de Diretora do Centro Cultural Sobradinho, realizando a programação anual deste espaço público. Após, atuou entre os anos de 2013 e 2016, como Chefe de Divisão/Gabinete da Superintendência do IPHAN no Rio de Janeiro, lidando diretamente com as questões administrativas e de supervisão de projetos ligados à preservação de acervos, da memória, do patrimônio material, com ênfase no ferroviário, a educação patrimonial e a ações de difusão e fomento.

Foi Superintendente de Museus da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, entre os anos de 2017 e 2018, sendo responsável pela formulação e desenvolvimento de políticas públicas ligadas às ações de gestão e fomento de Museus, acompanhando a formulação de regimentos e metodologias de avaliação e monitoramento das atividades desenvolvidas. No início de 2019, assumiu a presidência da Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, cargo que ocupou até janeiro de 2021, quando foi convidada para assumir a presidência da Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

“Próximos passos do TMRJ e da cultura Fluminense”
Crédito da Foto: Rodrigo Cordeiro

“Próximos passos do TMRJ e da cultura Fluminense”

Sobre Gustavo Durán

Formado em História com licenciatura e bacharelado pela UFRJ. Professor e pesquisador, é especializado em Comunicação Cultural, tendo participado do Edital Hipermuseus 2019 e com atuação na área cultural nos últimos 25 anos. Fez parte de coletivos, atuando na produção, comunicação, músico e DJ. Em paralelo, lecionou em diversas escolas do Rio, exercendo também o papel de coordenador pedagógico.

Esteve à frente da Comunicação do Museu da Imagem e do Som, com pesquisa, redação e produção de textos. Assim como, desenvolvimento de conteúdo digital e gestão de redes sociais, entre 2019 e 2021. Em fevereiro deste ano, assumiu a chefia da Comunicação do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Serviço:

Theatro Municipal Palco Livre, Instituto Cultural Vale e Petrobras apresentam “Próximos passos do TMRJ e da cultura Fluminense”. Ainda, com Danielle Barros, Clara Paulino e Gustavo Durán

Data: 22 de julho – quinta-feira

Live às 19h

Canal do YouTube

https://www.youtube.com/c/theatromunicipaldoriodejaneiro

Facebook

https://www.facebook.com/theatro.municipal.3

Classificação: Livre

Apoio: Livraria da Travessa, Rádio MEC, Rádio SulAmérica Paradiso, Rádio Roquette Pinto – 94.1 FM

Lei de Incentivo à Cultura

Realização Institucional: Fundação Teatro Municipal, Associação dos Amigos do Teatro Municipal

Realização: Secretaria Especial da Cultura e Governo Federal.

Patrocínio Ouro Instituto Cultural Vale e Petrobras

 

 

Fotos: Divulgação
Leia ainda: Escute a cantora Calina, ela tem muito a dizer!

Compartilhe na redes sociais

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest

Artigos Relacionados

skol_-2 (1)

Com apoio de grandes artistas

Com apoio de grandes artistas, Skol quer descobrir novo talento do pagodão baiano Por meio da plataforma Skol Pagodão, criada há dois anos para fomentar

Leia mais »