Dia do Super-Herói Brasileiro: celebração dos nossos heróis e heroínas

IMG-20211009-WA0001

 Dia do Super-Herói Brasileiro: celebração dos nossos heróis e heroínas – criadores e personagens.

“Tempos de Cura” é o tema da Live no dia 24 de outubro
 
No próximo dia 24/10,  o Brasil terá oportunidade de conhecer vários criadores de super-heróis brasileiros e seus personagens,  no Dia do Super-Herói Brasileiro (DSHBr), através de uma super live, cujo tema não poderia ser mais atual – “Tempos de Cura”.

Criar um evento com essa responsabilidade é algo muito significativo. Finalmente em 2020 o projeto começou a nascer de fato, a partir da ideia sugerida em uma live pelo quadrinista e ator Elyan Lopes. A ideia foi rapidamente abraçada pelos participantes do bate-papo e dos parceiros que a apoiaram.

Mesmo com pouco tempo para a sua execução, o desafio foi aceito, ainda mais em anos de pandemia de Covid-19 no Brasil e no mundo. Dessa forma, o primeiro evento foi realizado, de forma online, no final do ano, precisamente dia 13 de dezembro, inaugurando assim o modelo do evento anual. Segundo a equipe que está organizando o evento, o Dia do Super-Herói Brasileiro (DSHBr) é uma ideia que sempre permeou o imaginário dos profissionais do segmento que buscam com urgência o reconhecimento pelo seu próprio povo. A ideia surgiu em 2007.

Nessa segunda edição o evento será realizado dia 24 de outubro (domingo) e o tema escolhido será “Tempos de cura”, bem apropriado para o atual contexto de desafios em que estamos vivendo, mas, assim como nossos super-heróis, não podemos desistir nunca… E o evento traz neste ano, em sua marca, uma super-heroína sensacional: VELTA, personagem de Emir Ribeiro. A personagem foi escolhida em votação no Facebook do projeto.

 O que é o DSHBr?

O Dia do Super-herói Brasileiro é o dia de celebração dos super-heróis e super-heroínas brasileiras e tem como proposta ser um evento anual com a data oficial no dia 24 de outubro, em homenagem à estreia do seriado do Capitão 7 na emissora Record em 1954, pois ele é considerado o primeiro super-herói brasileiro.

O personagem foi criado para a tv pelo autor Rubens Biáfora e interpretado pelo ator Ayres Campos, que posteriormente adquiriu os direitos autorais. O Capitão 7 foi homenageado na primeira edição do evento Dia do Super-Herói Brasileiro 2020. O herdeiro do autor, Pedro Campos, recebeu o troféu do personagem produzido especialmente para o evento. Além disso, foi criada especialmente para o evento, uma arte ilustrada pelo artista renomado internacionalmente Zé Carlos.

Descrição do evento

Nesse dia serão celebrados principalmente os personagens e seus autores, mostrando um panorama da produção nacional do gênero que mais cresce aqui e fora do Brasil. Idealizado pelo ator e quadrinista de super-heróis Elyan Lopes, profissional há mais de 10 anos e vencedor de dois prêmios na área, o DSHBr já conta com o apoio de inúmeros autores do segmento e até da Secretaria das Culturas da Cidade de Niterói.

O objetivo do DSHBr é ampliar a divulgação e o consumo do gênero no Brasil, auxiliando a busca pelas múltiplas identidades dos super-heróis nacionais. O evento apartidário também pretende auxiliar na democratização do gênero em todo o território nacional. Foi desenvolvido um mecanismo próprio de medição do panorama de produção e consumo das obras de super-heróis no país que pode ser encontrado no site DiaDoSuperHeroiBrasileiro.com.br .

Dia do Super-Herói Brasileiro – A Edição 2021

O evento deste ano, devido à pandemia de Covid-19, acontecerá virtualmente no dia 24 de outubro, a partir das 10 horas no Canal ‘Meu Herói’ e no canal oficial do Dia do Super-Herói Brasileiro na plataforma de vídeos Youtube, com premiações e homenagens aos nossos queridos autores e personagens. Além disso, o evento contará com a presença de vários youtubers, sendo transmitido também para seus respectivos canais.

A história árdua de luta dos autores de super-heróis nacionais é extensa e antiga, com registros oficiais datados desde a década de 50. Apesar dessa longa história e do monumental empenho dos autores durante todo esse tempo, ainda não há o devido reconhecimento da maior parte da população, dos órgãos competentes, Governo e mídia especializada.

Os super-heróis brasileiros tiveram nos quadrinhos sua “Primeira Era de Ouro” décadas atrás, alcançando números recordes em bancas de jornais e vendendo números exorbitantes. Entretanto, por muitos motivos entre estes, a enxurrada dos quadrinhos estrangeiros e o pouco incentivo na produção nacional) esse número foi diminuindo, restando os fanzines e poucas publicações esporádicas.

A Retomada

Nos últimos dez anos, essa produção está em ascensão e a profissionalização das obras brasileiras não deixam a desejar para as estrangeiras. A cada instante nascem novos personagens e recordes de títulos nas plataformas digitais, além das bancas e lojas especializadas.

Recentemente as editoras têm abraçado as produções independentes, criando uma intensa produção do gênero. Para citar algumas: Editora Kimera, Guará, Mirage, Sineverso, Kalima Pindorama, etc. Além é claro, da vasta produção em selos independentes.

Premiações 2021

Serão distribuídos ao todo 11 troféus, sendo personalizado para o super-herói vencedor do ano, que já está sendo escolhido pelo público através do nosso site.

Categorias:

Destaque do ano – Júri Popular (Três hqs)

Melhor desenhista do ano – Júri técnico

Melhor colorista/Flatter do ano – Júri técnico

Super-herói Brasileiro do ano – Júri popular e Técnico

Melhor lançamento do ano – Júri Popular

Melhor lançamento do ano – Júri técnico

Homenageado do ano – Gedeone Malagola

Anjo dos super-heróis Brasileiros(Patrono)

CONFIRA A ENTREVISTA COM ELYAN LOPES, IDEALIZADOR DO DSHBr

1) ArteCult – QuadriMundi: Elyan, fale-nos um pouco sobre você e sua carreira no mundo dos quadrinhos

Elyan Lopes: Carreira longa e árdua, podemos assim dizer, mas de grande valor. Desde que entrei no mundo dos quadrinhos em 2007 e lancei em 2012 meu primeiro super-herói, o Capitão R.E.D e, de lá para cá, tenho me dedicado quase que exclusivamente a reunir os autores e , consequentemente ,  seus respectivos personagens em prol de algo maior: a criação do mercado de Super-Heróis Brasileiros. Tenho um vasto universo de super-heróis, já ganhei dois prêmios com o gênero em 2016 com a publicação Protocolo A Ordem e agora fui indicado com a publicação ALFA – A Primeira Ordem – Parte 2 ao “Oscar brasileiro dos quadrinhos”, o HQMix, mas nesse momento a prioridade é movimentar e organizar , com ajuda da nossa equipe do projeto, esse importante evento do Dia do Super-Herói Brasileiro. Também contamos com o apoio de outros quadrinistas que estão nos ajudando com conselhos e indicações.

2) Como nasceu a ideia do Dia do Super-Herói Brasileiro?

Veio como consequência dessa luta e do crescimento do gênero de super-heróis brasileiros. Foi algo que me veio instantaneamente em uma live e percebi que estava na hora de criar um marco para esse movimento e nada melhor que um dia especial para comemorar os nossos autores e personagens. Esse insight aconteceu em 2020 onde discutimos o sucesso e o crescimento da produção do gênero entre os autores e os novos interessados e até mesmo para angariar as novas gerações de leitores que estão procurando coisas diferentes e com a nossa cara.

3) Como está a adesão dos demais quadrinistas envolvidos nesse gênero ?

Uma coisa boa dos quadrinistas de super-heróis é que, assim como seus personagens,  estão sempre dispostos a se unirem e lutarem em prol de algo e não poderia ser diferente desse movimento. Estão todos empolgados e cada dia mais investindo em suas produções e personagens. Querem participar do evento, contribuindo como podem e incentivando seus fãs a votarem em suas obras. Mesmo com dificuldade para gravar vídeos eles se esforçam e enviam seus vídeos de apoio ao evento e temos o maior prazer em recebê-los e sempre postamos em nossas redes sociais.

4) Vimos que o Secretário das Culturas da cidade de Niterói, Leonardo Giordano, está apoiando também o projeto. Existe inclusive a intenção de transformar o DSHBr em projeto de Lei, confere?

Leonardo Giordano é uma pessoa que estimo muito, todas as vezes em que o procuramos,ele foi muito solícito e atencioso. Como um grande lutador da cultura, em especial de Niterói , ele nos encaminhou e sugeriu rotas e formas para realizar as nossas demandas. E agora abraçou o Dia do Super-Herói Brasileiro com toda força, que se dispôs a fazer até um vídeo de apoio ao projeto. O mesmo já se encontra em nossas redes. Recentemente , Leonardo tem mobilizado os artistas e produtores de cultura Geek de Niterói , criando uma frente de lutas e demandas públicas culturais do meio geek e nerd. Aliás,  Leonardo é um apaixonado pela cultura nerd/Geek, assim como nós e por isso nos identificamos muito. Ele nos encaminhou a uma deputada para que seja criado um projeto de lei que inclua o Dia do Super-Herói Brasileiro no calendário nacional.

Participe!
Gostaríamos de convidar você a fazer parte deste movimento enviando seu vídeo de apoio de até 1 minuto dizendo que apoia o Dia dos super-heróis brasileiros e postaremos em nossas redes sociais.

Se você quer nos apoiar ou patrocinar entre em contato conosco pelo nosso e-mail oficial ! Ou ainda, se for também um autor e possui obras de super-heróis pode enviar um vídeo falando sobre você e suas obras para [email protected]

Siga-nos nas redes sociais! Apoie o projeto ! Valorize o talento nacional e nossos quadrinhos ! Venha para nosso Movimento!!

Site: www.diadosuperheroibrasileiro.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/diadosuperheroibrasileiro/
Facebook: https://www.facebook.com/diadosuperheroibrasileiro
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC3EQevSZsO3qluWDTdRZbvQ
e-mail: [email protected]

Apoie / Patrocine o Dia do Super-Herói-Brasileiro!

Você ou sua empresa podem colaborar em uma das seguintes modalidades:  “Apoiador”, “Patrocinador” ou “Investidor Voluntário”:

Apoiador: Nesta modalidade você, pessoa física ou jurídica, pode apoiar fornecendo serviços e produtos para a produção do evento.

Patrocinador: Através dessa modalidade sua empresa investe monetariamente e terá destaque em nosso site, em nossas redes sociais e no dia do evento, através de peças publicitárias(Banners, Pequenos vídeos, etc) Vinculando a sua marca a esse movimento único e grandioso de divulgação de autores brasileiros de super-heróis.

Apoiador voluntário: Nesta modalidade você, pessoa física ou jurídica, pode apoiar financeiramente conforme suas possibilidades.

Investindo em uma dessas modalidades, você contribuirá com a realização do evento. Nossa equipe, os quadrinistas de todo o país e a cultura brasileira agradecem!

Contrapartida

Reconhecimento de sua marca:

O seu nome ou a Logomarca de sua empresa estarão associados a todas as peças, vídeos ou conteúdos publicitários do evento. Faremos o merchandising em nossos canais de vídeos no Youtube, sempre indicando que você é um(a) de nossos(as) Apoiadores(as),

Patrocinadores(as) oficiais:

Seu nome ou a Logomarca de sua empresa constará no nosso site oficial como Apoiador, Patrocinador oficial ou voluntário do “Dia do Super-Herói Brasileiro”, você poderá utilizar nossa marca em seus meios publicitários.

Apoiador voluntário:

Você pode ter seu nome listado como “apoiador voluntário” em nosso site ou ficar anônimo.

Visibilidade e público-alvo:

Somos milhares de autores e leitores apaixonados por quadrinhos e cultura pop, sendo atingidos diretamente por sua marca. Temos milhares de seguidores nas principais redes sociais tais como Instagram, Facebook e Youtube.

Além de tudo isso, você contribuirá para uma importante causa, para a nossa cultura e difusão do gênero de super-heróis brasileiros.

Painéis especiais

Você também pode adquirir um espaço para divulgação e atrações no dia do evento virtual do Dia do Super-herói brasileiro através dos Painéis Especiais. Durante a programação, você poderá apresentar seu produto ou serviço.

Conteúdo e Investimento

Para a Live do Dia do Super-Herói Brasileiro os painéis são planejados estrategicamente para obter a melhor audiência durante as transmissões. Prezamos conteúdos relevantes que tragam bom entretenimento, gerando assim alto engajamento e visibilidade. Traga para o nosso evento seus principais lançamentos, entrevistas especiais, curiosidades e alcance novos Leads.

Equipe e Créditos

A equipe do projeto que está organizando o evento do dia 24/10 é formada por Elyan Lopes(quadrinista e ator), Raphael Gomide(QuadriMundi), Ana Paula Tergilene(produtora cultural) e Vanderlei Sadrack(quadrinista e empresário).  Na organização do evento online a equipe conta também com o apoio de vários autores e artistas brasileiros. Participe desse evento especial que alavanca a cultura geek no Brasil, aquecendo principalmente o mercado de super-heróis brasileiros. Faça parte desse grande movimento!

Neutralidade e Comprometimento

Reforçamos que o Dia do Super-Herói Brasileiro não é apenas uma data que entrará no calendário brasileiro, mas um movimento artístico revolucionário que visa a difusão da cultura do gênero super-herói brasileiro na cultura popular. Além disso, buscamos neutralidade e somos apartidários. Os envolvidos diretamente com o evento não podem ser indicados ou premiados.

Para mais informações ou envio de vídeos de apoio:

e-mail:[email protected]

www.diadosuperheroibrasileiro.com.br

Compartilhe na redes sociais

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest

Artigos Relacionados

paty

Advogada previdenciária Patrícia Evangelista

           Advogada previdenciária Patrícia Evangelista analisa reformas previdenciárias realizadas pelos municípios brasileiros Os municípios brasileiros estão aprovando uma série de mudanças nas regras previdenciárias. As alterações

Leia mais »