Categoria:

Palhaços Sem Fronteiras lançam a campanha “Brincar é coisa séria” comemorando o mês das crianças

Palhaços Sem Fronteiras - Fotos de Ricardo Avellar (1)

Palhaços Sem Fronteiras lançam a campanha “Brincar é coisa séria” comemorando o mês das crianças

 Celebrando cinco anos de atuação e comemorando o mês das crianças, os Palhaços Sem Fronteiras lançam campanha especial para a conscientização sobre a importância e o direito a brincar.

Palhaços Sem Fronteiras Brasil celebra cinco anos e lança campanha especial sobre o direito a brincar

A grande maioria das pessoas desconhece os direitos das crianças e a importância de respeitá-los. Pouco se fala sobre isso, inclusive com as próprias crianças. Afinal, muitas vezes elas não são vistas como seres sociais, com pessoas cidadãs com seus próprios direitos e responsabilidades.

Brincadeiras beneficiam todas as pessoas, física e mentalmente, independente da idade. Foi pensando na importância delas que os Palhaços Sem Fronteiras aproveitaram o mês das crianças e a celebração de cinco anos da organização no Brasil para lançar a campanha “Brincar é Coisa Séria”.

No mês de Outubro, os Palhaços Sem Fronteiras Brasil compartilharão inspirações, reflexões e ideias para fortalecer as conexões entre crianças e pessoas adultas através das brincadeiras, conscientizando a respeito do direito a brincar, garantido no Artigo 31 do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Às terças-feiras (dias 05, 12, 19 e 26 de outubro), serão divulgadas nas redes sociais da organização entrevistas com famílias de artistas que integram a Rede dos Palhaços Sem Fronteiras Brasil, falando sobre brincar e sobre ser brincante na profissão e na vida.

Às quartas-feiras (dias 06, 13, 20 e 27 de outubro), faremos uma série de lives com o tema “Brincar levado a sério”. Especialistas da área abordarão novas perspectivas sobre o assunto, compartilhando suas vivências, sempre às 19:00.

No dia 06 de Outubro o bate-papo sobre “Diversidade e Interculturalidade” terá participação de artistas da organização que criaram a Apostila do Coração, em parceria com o Clowner Utan Granser (Palhaços Sem Fronteiras Suécia). O encontro será com Vanessa Rosa, que pesquisa teatro e comicidade atrelados aos saberes ancestrais; Ariadne Antico, que compartilha inquietações enquanto pessoa com deficiência através de espetáculos; Caco Mattos, que pesquisa a dramaturgia na palhaçaria, atrelada à diversidade; Cristiane Muñoz, que pesquisa entrelaçamentos entre autismo e palhaçaria e é doutoranda na UNIRIO; Luís Eduardo Santos, palhaço e doutorando em Sociologia na UFPB; e Tetê Purezempla, multi-artista que pesquisa a palhaçaria musical, e uma das coordenadoras do projeto de criação da apostila.

“Quando nos juntamos para desenvolver uma apostila sobre a metodologia pedagógica dos Palhaços Sem Fronteiras, com foco em Diversidade e Interculturalidade, logo a chamamos de Apostila do Coração. Nesta live, compartilharemos casos, desafios e resultados deste processo”, comenta Tetê Purezempla.

No dia 13 de Outubro o tema é “Quando o brincar cruza fronteiras”, abordando como brincar tem contribuído para a superação de momentos difíceis em vários locais. Com participação especial de Reinaldo Nascimento, cofundador da Associação da Pedagogia de Emergência no Brasil, e mediação de Gabi Winter a Palhaça Jurubeba, formada em Teatro pela Anhembi Morumbi e Pós Graduada em Neurociências e Comportamento pela PUCRS e  Luís Eduardo Santos, doutorando em Sociologia pela UFPB e Palhaço do Projeto Universidade em Ação – PUA, que une Arte e Cultura de Paz.

No dia 20 de Outubro o encontro é sobre “O Brincar Livre e Espontâneo”, com mediação de Melissa Panzutti e Ricardo Rodrigues (PSFB); e participação de Soraia Chung, do Instituto Alana e Renata Meirelles, do Território do Brincar. As convidadas compartilharão as pesquisas que desenvolveram sobre o tema ao longo dos anos, abordando sobretudo, o que aprenderam deste instigante fenômeno.

Em 27 de Outubro o tema da conversa é “Brinco como existo – princípios e fins da escuta lúdica” com Claudio Thebas, palhaço e escritor com mais de um milhão de livros vendidos em quatro países, e Arthur Toyoshima, ator, palhaço e um dos fundadores dos Palhaços Sem Fronteiras Brasil.

Nos sábados de outubro, serão compartilhados vídeos com ideias de brincadeiras e tutoriais para que crianças e pessoas adultas possam realizar em casa. E no dia 30 de Outubro, às 10:00, haverá uma live de brincadeiras com Lilyan Teles, a Palhaça Xamanga.

A campanha “Brincar é Coisa Séria” visa conscientizar as pessoas adultas quanto à necessidade de reflexão acerca de seu papel na garantia do direito das crianças a brincar, inspirando-as a identificar possíveis caminhos para o fortalecimento do vínculo familiar e da saúde mental através da brincadeira.

“Queremos ajudar as pessoas adultas a compreenderem alguns bloqueios e construir repertório de brincadeiras, para que assim elas possam defender o brincar como uma linguagem de conhecimento!”, finaliza Aline Moreno, diretora presidenta e uma das fundadoras dos Palhaços Sem Fronteiras Brasil.

Palhaços Sem Fronteiras Brasil é uma organização social sem fins lucrativos fundada em 2016 e a primeira da América Latina a ser integrante da organização internacional Clowns Without Borders International (CWBI), entidade mundialmente conhecida criada na Espanha (1993) presente em catorze países.

 

SERVIÇO: Campanha “Brincar é Coisa Séria”

Temporada: 01 a 31 de outubro de 2021 – Grátis – Classificação Livre

Onde assistir:  Instagram e Facebook Palhaços Sem Fronteiras Brasil

Link: www.instagram.com/palhacossemfronteiras e www.facebook.com/palhacossemfronteirasbrasil

Dicas de brincadeiras: dias 02, 09, 16, 23, 30 de Outubro de 2021 (sábados) – postagens nas redes sociais

Dia 30 de Outubro de 2021 (sábado) – Horário: 10:00 – Live com Lilyan Teles, a Palhaça Xamanga

Entrevistas Rede Palhaços Sem Fronteiras Brasil: dias 05, 12, 19 e 26 de Outubro (terças-feira) – postagens nas redes sociais da ONG.

 

Programação de Lives “Brincar levado a sério” – Sempre às quartas-feiras –  Horário: 19:00

Dia 06 de Outubro – Bate-papo “Diversidade e Interculturalidade” – Com: Vanessa Rosa, Ariadne Antico, Caco Mattos, Cristiane Muñoz, Luís Eduardo Santos e Tetê Purezempla.

Dia 13 de Outubro – Bate-papo sobre “Quando o brincar cruza fronteiras” – Com: Reinaldo Nascimento, Gabi Winter e  Luís Eduardo Santos

Dia 20 de Outubro – Bate-papo sobre “O Brincar Livre e Espontâneo” – Com: Melissa Panzutti, Ricardo Rodrigues, Soraia Chung e Renata Meirelles

Dia 27 de Outubro – Bate-papo sobre “Brinco como existo – princípios e fins da escuta lúdica” – Com: Claudio Thebas e Arthur Toyoshima

Compartilhe na redes sociais

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest

Artigos Relacionados

paty

Advogada previdenciária Patrícia Evangelista

           Advogada previdenciária Patrícia Evangelista analisa reformas previdenciárias realizadas pelos municípios brasileiros Os municípios brasileiros estão aprovando uma série de mudanças nas regras previdenciárias. As alterações

Leia mais »