Categoria:

Alerta verão! Saiba como cuidar da pele durante a estação

Alerta verão! Saiba como cuidar da pele durante a estação

Estação mais quente do ano também é a mais prejudicial para a pele

Não é novidade para ninguém que o verão é a estação mais nociva para a nossa pele. Estação queridinha dos brasileiros, o fim do ano é o período ideal para praia, piscina e muito sol, mas toda essa diversão pode se tornar um verdadeiro pesadelo sem os cuidados adequados.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de pele é o tipo mais constante no Brasil, correspondendo a 30% dos tumores malignos que são registrados anualmente. “O sol, através dos raios ultravioletas, leva a uma alteração no DNA celular, desencadeando o câncer, que chamamos de neoplasia”, conta o dermatologista José Roberto Fraga Filho, da Dermagynus.

O calor também leva a desidratação da pele deixando-a mais ressecadas e mais propicia a eczemas e infeções. De acordo com o Dr. Fraga, além de questões genéticas, a exposição ao sol de maneira prolongada, repetida e, é claro, sem a proteção adequada ainda é o principal fator de câncer de pele.

Os tratamento variam conforme o estágio e tipo de câncer, que vão desde cauterizações, aplicações de ácido , nitrogênio líquido até cirurgia, bem mais frequente. Além disso, é preciso estar sempre atentos às pintas do nosso corpo: “Existe uma regra para suspeitarmos da pinta, que é a regra do ABCDE:

A-        Assimetria

B-        Bordas irregulares

C-         Cores diferentes na mesma pinta

D-        Diâmetro da pinta maior que 0,6 cm

E-         Evolução, se a pinta está crescendo ou não”, ensina o especialista.

Para evitar futuros problemas, os cuidados são simples. Além do uso do protetor solar diariamente, mesmo em dias nublados e frios, o melhor método ainda é evitar a exposição em horários cujo raios ultravioletas estejam na sua maior intensidade, ou seja, das 10h da manhã até às 16h.

Fonte: Carol Freitas Assessoria

Ana Carolina de Freitas

[email protected]

Compartilhe na redes sociais

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest

Artigos Relacionados

paty

Advogada previdenciária Patrícia Evangelista

           Advogada previdenciária Patrícia Evangelista analisa reformas previdenciárias realizadas pelos municípios brasileiros Os municípios brasileiros estão aprovando uma série de mudanças nas regras previdenciárias. As alterações

Leia mais »