Categoria:

A vacinação é uma importante arma na prevenção de doenças

Vacinação
Anualmente, quase dois milhões de crianças no mundo ainda morrem por falta de acesso às vacinas
Na contramão da preocupação mundial com a distribuição e eficácia dos imunizantes contra a Covid-19, a cobertura vacinal para combater outras doenças, como o sarampo, coqueluche, tétano e poliomielite, está perdendo adeptos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), no ano passado, quando eclodiu a pandemia, as medidas restritivas adotadas para o controle da disseminação do novo coronavírus afetaram o sistema de vacinação de pelo menos 68 países, incluindo o Brasil.
Segundo a Info Tracker, plataforma de dados das universidades USP e Unesp, dos 80 milhões de brasileiros que a campanha do Governo planejou vacinar contra a gripe, até início de julho, apenas 36 milhões de pessoas tinham tomado a vacina.
De acordo com a Dra. Cláudia Murta, médica Infectologista, responsável técnica da Maximune, a vacinação é uma importante arma na prevenção de várias doenças. “As pessoas estão focadas unicamente na vacina contra a Covid-19, que é sim de extrema importância, e estão deixando de lado a imunização contra outras doenças contagiosas e que podem causar casos graves. Por causa disso, já são cerca de 80 milhões de crianças com menos de um ano de idade em situação de risco, no mundo, de acordo com a UNICEF”, ressalta Cláudia Murta.
Ainda segundo a UNICEF, por ano, quase dois milhões de crianças no mundo ainda morrem por falta de acesso às vacinas. Por conta do custo da administração, escassez dos sistemas de saúde, falhas no setor de saúde dos governos, muitas pessoas ficam sem se vacinar.
“A vacina ensina o sistema imunológico a estabelecer meios de defesa contra agentes infecciosos. Se continuar existindo queda vacinal, isso pode provocar o retorno de grandes surtos até então controlados no país,”, finaliza a infectologista Cláudia Murta.

Compartilhe na redes sociais

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest

Artigos Relacionados