“Próximos passos do TMRJ e da cultura Fluminense”

“Próximos passos do TMRJ e da cultura Fluminense”. O Theatro Municipal Palco Livre, Instituto Cultural Vale e Petrobras apresentam “Próximos passos do TMRJ e da cultura Fluminense” com Danielle Barros, Clara Paulino e Gustavo Durán

No mês em que o Theatro Municipal do Rio de Janeiro completa 112 anos de vida, o Theatro Municipal Palco Livre apresenta uma série de lives especiais, toda quinta-feira, às 19h. Personalidades marcantes já participaram desta festa como a maestrina assistente da Orquestra Sinfônica do TMRJ, Priscila Bomfim, a diretora cênica Julianna Santos, a soprano Ludmila Bauerfeldt, a mezzo-soprano Luísa Francesconi, a primeira bailarina do Theatro Municipal, Nora Esteves, Dalal Achcar, que dedicou trinta anos ao TMRJ, a Coordenadora do Centro de Documentação do Theatro Municipal do Rio de Janeiro (CEDOC), Laura Ghelman, a Chefe do Serviço de Arquitetura e Conservação da Fundação Teatro Municipal, Marisa Assumpção, a educadora do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e a Diana Magalhães.

Na próxima quinta-feira, dia 22 de julho, duas mulheres importantes da cultura do Rio de Janeiro estarão participando da live “Próximos passos do TMRJ e da cultura Fluminense”: Danielle Barros, Secretária de Estado e Cultura e Economia Criativa e Clara Paulino, Presidente da Fundação Teatro Municipal. Elas vão falar sobre as ações do TMRJ e da SECEC durante a pandemia, fazendo um balanço dos últimos meses e das atividades promovidas, como apresentações on-line e a Lei Aldir Blanc. Também será apresentado ao público o processo de reabertura gradual e segura  e os próximos planos para o setor. Como mediador, Gustavo Durán, Chefe de Imprensa do TMRJ.A transmissão ao vivo começa a partir das 19h, no https://www.facebook.com/theatro.municipal.3

 

“Próximos passos do TMRJ e da cultura Fluminense”
Crédito da foto: Fred Pontes Sececrj

“Próximos passos do TMRJ e da cultura Fluminense”

Sobre Danielle Barros

Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro. Funcionária de carreira da educação do município do Rio de Janeiro, Danielle Barros é professora e atuou em todo estado do Rio como Delegada Federal de Desenvolvimento Agrário, conhecendo todos os 92 municípios e suas particularidades. Apaixonada por toda cultura fluminense e seus museus, quilombos, festivais e artes, está há seis meses na função de Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa com a missão de redemocratizar o acesso à cultura, dando oportunidade para todos acompanharem peças, teatros, filmes e demais movimentos artísticos e aumentando a geração de emprego e renda com uma economia criativa e pulsante em todos os municípios.

“Próximos passos do TMRJ e da cultura Fluminense”
Crédito da foto: Lipe Portinho

Sobre Clara Paulino

Formada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, possui experiência na área de Patrimônio Cultural e Museus, exerceu entre 2008 – 2012 a função de Assessora de Patrimônio Cultural e Projetos da Fundação Municipal de Cultura e Lazer de Quissamã, desenvolvendo trabalhos voltados para inventariação e preservação do patrimônio móvel e integrado, material e imaterial existente no Município, realizando desde pesquisa e elaboração de projetos de conservação de bens móveis, salvaguarda e restauro arquitetônico, até a fiscalização de obras de arquitetura, adequação de espaços, para seu museu como equipamento cultural.

Neste mesmo período acumulou a função de Diretora do Centro Cultural Sobradinho, realizando a programação anual deste espaço público. Após, atuou entre os anos de 2013 e 2016, como Chefe de Divisão/Gabinete da Superintendência do IPHAN no Rio de Janeiro, lidando diretamente com as questões administrativas e de supervisão de projetos ligados à preservação de acervos, da memória, do patrimônio material, com ênfase no ferroviário, a educação patrimonial e a ações de difusão e fomento.

Foi Superintendente de Museus da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, entre os anos de 2017 e 2018, sendo responsável pela formulação e desenvolvimento de políticas públicas ligadas às ações de gestão e fomento de Museus, acompanhando a formulação de regimentos e metodologias de avaliação e monitoramento das atividades desenvolvidas. No início de 2019, assumiu a presidência da Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, cargo que ocupou até janeiro de 2021, quando foi convidada para assumir a presidência da Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

“Próximos passos do TMRJ e da cultura Fluminense”
Crédito da Foto: Rodrigo Cordeiro

“Próximos passos do TMRJ e da cultura Fluminense”

Sobre Gustavo Durán

Formado em História com licenciatura e bacharelado pela UFRJ. Professor e pesquisador, é especializado em Comunicação Cultural, tendo participado do Edital Hipermuseus 2019 e com atuação na área cultural nos últimos 25 anos. Fez parte de coletivos, atuando na produção, comunicação, músico e DJ. Em paralelo, lecionou em diversas escolas do Rio, exercendo também o papel de coordenador pedagógico.

Esteve à frente da Comunicação do Museu da Imagem e do Som, com pesquisa, redação e produção de textos. Assim como, desenvolvimento de conteúdo digital e gestão de redes sociais, entre 2019 e 2021. Em fevereiro deste ano, assumiu a chefia da Comunicação do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Serviço:

Theatro Municipal Palco Livre, Instituto Cultural Vale e Petrobras apresentam “Próximos passos do TMRJ e da cultura Fluminense”. Ainda, com Danielle Barros, Clara Paulino e Gustavo Durán

Data: 22 de julho – quinta-feira

Live às 19h

Canal do YouTube

https://www.youtube.com/c/theatromunicipaldoriodejaneiro

Facebook

https://www.facebook.com/theatro.municipal.3

Classificação: Livre

Apoio: Livraria da Travessa, Rádio MEC, Rádio SulAmérica Paradiso, Rádio Roquette Pinto – 94.1 FM

Lei de Incentivo à Cultura

Realização Institucional: Fundação Teatro Municipal, Associação dos Amigos do Teatro Municipal

Realização: Secretaria Especial da Cultura e Governo Federal.

Patrocínio Ouro Instituto Cultural Vale e Petrobras

 

 

Fotos: Divulgação
Leia ainda: Escute a cantora Calina, ela tem muito a dizer!

Compartilhe na redes sociais

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest

Artigos Relacionados