Categoria:

A Acupuntura e a arte milenar de equilibrar o ser humano

Ah o capitalismo ocidental e esse dinamismo econômico, a correria do mundo dos negócios e as pessoas gradativamente se tornando “workaholics” com o passar dos anos. Com tudo isso vemos as doenças psicossomáticas, o estresse e a exaustão entrando cada vez mais em nossas rotinas. A que recorremos? 

Muitos de nós fazemos uso de fármacos poderosos que induzem o bem estar de forma química, porém, paralelamente a isso, as pessoas também sempre buscaram formas alternativas de cura e bem estar. 

Um grande exemplo disso são as técnicas milenares orientais como a Acupuntura – uma terapia completa que se tornou muito popular no ocidente e vem cumprindo com esse objetivo: equilibrar corpo, mente e quiçá alma.

Para saber um pouco mais sobre o assunto, bati um papo com o renomado acupunturista, o três-lagoense Carlos Júnior, da Jr Acupuntura que atende Três Lagoas e região para tirar algumas dúvidas e conhecer um pouco da história desta técnica milenar:

 

Qual seu nome e idade?

Carlos Cesar Barbosa Junior, tenho 35 anos.

 

Qual sua formação profissional?

Sou enfermeiro acupunturista. Formei em Enfermagem pela UNIFADRA, de Dracena/SP e Acupuntura pelo IBRAM – Instituto Brasileiro de Acupuntura em TQO – Terapia Quântica Oriental em Catanduva/SP.

Como a acupuntura entrou na sua vida? 

Sou enfermeiro e sempre tive uma rotina profissional agitada, um dia precisei da Acupuntura devido a muita tensão e dor na região cervical, e como todo paciente que tem o primeiro contato com a técnica, fiquei impressionado com o resultado que me proporcionou, tanto no físico quanto na mente e emocional, desde então fui em busca de uma escola que atendesse às minhas expectativas e encontrei o conceituado Instituto Brasileiro de Acupuntura de Catanduva – SP. Então me especializei e hoje tenho o privilégio de oferecer aos meus pacientes os benefícios que a Acupuntura pode proporcionar para o nosso biológico (físico, mente e emocional).

No que consiste especificamente a acupuntura?

A Acupuntura é uma terapia milenar originária da China, que consiste em: aplicação de agulhas ou várias outras ferramentas como: Moxaterapia, Auriculoterapia, Hai Hua, Diapasão, Bandagem terapêutica, Cone de Ouvido, Cone de Umbigo, Magneto e muitas outras, em pontos específicos do corpo para tratar doenças e para promover saúde. Este processo, quando realizado sobre algumas regiões específicas, são capazes de tratar diversas doenças físicas e emocionais.

A inserção das agulhas de Acupuntura estimula as terminações nervosas existentes na pele e nos outros tecidos, enviando dessa forma mensagens até ao cérebro, o que desencadeia diferentes efeitos no corpo. A acupuntura além de atuar nos problemas físicos patológicos, pode também ser utilizada no tratamento de doenças e distúrbios emocionais.

Quem pode fazer? contra – indicações? benefícios?

Qualquer pessoa pode fazer acupuntura, mesmo nos casos onde não existem doenças ou queixas físicas, pois será realizado um tratamento preventivo, promovendo o equilíbrio físico e mental, prevenindo e evitando doenças.

Não existe nenhum tipo de contra indicação. Em cada paciente é realizada uma avaliação, aí define-se qual ferramenta será utilizada em cada sessão, sendo assim conseguimos oferecer um atendimento individualizado de acordo com a necessidade de cada um.

São vários benefícios, dentre eles:

Diminui: dor, inflamação, estresse, fadiga e ansiedade.

Aumenta: energia, circulação, relaxamento, imunidade e sono reparador.

 

 

Como está sendo a procura depois dessa situação de pandemia que estamos vivendo?

A acupuntura tem desempenhado um papel importante no cenário pós-Covid, mesmo depois de apresentar seus exames negativos, a maioria dos pacientes ainda persiste com vários sintomas físico e emocional, como: tosse e dor de garganta persistente; fadiga extrema; doença pulmonar pós-COVID; ansiedade, depressão e insônia; problemas cognitivos similares à traumas e danos cerebrais leves; problemas digestivos como inchaço, intestino irritado, náuseas, vômito e dor abdominal.

 

O que é esse equilíbrio que a acupuntura traz? 

O objetivo do tratamento com acupuntura é restabelecer o equilíbrio do corpo, facilitando a circulação de energia, desencadeando efeitos analgésicos e anti-inflamatórios, proporcionando o bem estar físico e mental.

 

 

E o profissional Carlos Júnior, como se sente quando atende alguém que chega precisando de ajuda?

É muito gratificante receber um paciente com diversas queixas físicas, emocionais e com o seu biológico desequilibrado, e saindo da sessão com várias expectativas, com problemas sanados e sem dor. Um sentimento de gratidão pela possibilidade de oferecer e restabelecer a saúde e bem estar aos meus pacientes através desta técnica incrível.

 

Uma mensagem sua para as pessoas que estão sofrendo atualmente:

O nosso futuro será definido pelo cuidado que oferecemos para o nosso organismo hoje. Se você deseja ter saúde e qualidade de vida, faça um investimento em você, pratique atividade física, faça uma boa alimentação, beba água.

E você que ainda não experimentou os benefícios que a Acupuntura pode proporcionar, invista na sua qualidade de vida garantindo o equilíbrio – mente e corpo, se preocupe com você! Faça Acupuntura!

Texto: Edgard Junior / Fotos: arquivo pessoal

Contatos para atendimento/orçamento: whats: (67)99216-5845

Rede Social: https://www.instagram.com/junior_barbosa3l/

Compartilhe na redes sociais

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest

Artigos Relacionados